Dia de Campo aproxima produtor rural das pesquisas da cultura da mandioca

  • Post Category:Notícias
Dia de Campo aproxima produtor rural das pesquisas da cultura da mandioca

Cerca de cem pessoas, entre técnicos e produtores rurais, participaram do Dia de Campo sobre plantio da cultura da mandioca, realizado pela Podium Alimentos e pela Embrapa. “Estes dias de campo são importantes para aproximar o produtor rural das pesquisas que são realizadas pela Embrapa, Iapar e outras instituições. Muitos produtores já participam, mas precisamos ampliar este número, também para que eles (produtores) tragam informações para os pesquisadores”, comentou o diretor da indústria, Ivo Pierin Júnior.

Já na abertura do evento, outro diretor da Podium, Maurício Gehlen, ao fazer a saudação aos participantes, agradeceu aos parceiros e a confiança na empresa e ressaltou que o Dia de Campo é uma ferramenta para “levar mais tecnologia aos produtores” e promover a integração entre as empresa e os fornecedores.

O Dia de Campo teve como foco principal o plantio direto, uma nova técnica para o setor e que já está sendo recomendada pelos pesquisadores da Embrapa e do Iapar. No evento foram apresentadas variedades apropriadas para esta técnica, física dos solos e monitoramento das pragas da mandioca, em três estações diferentes. Depois todos se reuniram para conhecer a plantadeira que foi adaptada para atender o novo sistema.

Segundo Pierin Júnior, a região precisa regenerar o solo para dar sustentabilidade à cultura da mandioca. Ele cita que o foco deve ser aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, recuperar os solos. “Degenerando o solo nós nunca vamos aumentar a produtividade. Nós só vamos recuperar a produtividade, voltar aos índices que tínhamos no passado, que era muito mais alto, recuperando os solos e um dos mecanismos é esse, o plantio diretor, é o produtor entender a melhor utilização dos defensivos. E a participação dos produtor (nas pesquisas) é importantíssima por isso: ele precisa entender que, ele estando junto, o processo vai ser acelerado. Vão aparecer novas dificuldades e vamos ter que resolver. Este processo é muito importante para a nossa região”.

O Dia de Campo teve o apoio da Emater, Sindicato Rural de Paranavaí, Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (Simp), Iapar, Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) e Centro Tecnológico de Mandioca (Cetem).